O Personal Training possibilitou ao profissional de Educação Física exercer uma atividade interessante e financeiramente atraente. Contudo, diferente da maioria das atividades da área, estes profissionais precisam ter ciência da importância da “venda” de seus serviços no momento da elaboração de seu planejamento de negócios.
Após anos de estudos voltados à formação científica, muitos dos profissionais da área de Educação Física direcionam as suas energias ao mercado de trabalho. A busca do público pelo treinamento personalizado cresceu vertiginosamente e, em consequência, promoveu um crescimento proporcional ao número de Personal Trainers no Brasil. Este aumento de interesse do público estimulou o próprio interesse evolutivo dos responsáveis e criou uma nova categoria de professores de Educação Física em termos de equipamentos, instrumentos e tecnologia. Além disso, deu uma nova chance a alguns profissionais encaixados à sua rotina, de buscarem aprimoramento para então atenderem aos seus clientes com competência e qualidade na prestação de serviços.
A grande questão nos dias atuais, com relação à venda de serviços, está ligada a preparação dos profissionais da área sobre o uso da sua imagem para atuarem no mercado. Ainda mais difícil é saber vender esta mesma imagem de competência ao público-alvo, devido a muitos cursos ainda não possuírem uma carga horária decente em disciplinas como Marketing Pessoal e Administração Esportiva (muitas universidades nem possuem essas matérias em sua grade)
“Qual a importância do Marketing para treinadores personalizados e sua interferência na adesão e manutenção de clientes?”.
Eu duvido que você nunca reparou em alguém, mais específico em outro personal trainer. Reparou sim, e tenha a certeza, já repararam em você e ainda pior comentaram a respeito. E agora, você deve estar se perguntando, será que falaram bem ou mal de mim?
É por aí que começa o entendimento de marketing pessoal. Primeiramente você precisa pensar como se as pessoas estivessem querendo seus serviços. Em tópicos vou deixar algumas questões básicas para reflexão:
- Você se contrataria?
- Você está com a roupa toda amassada ou suja: "poxa, dei oito aulas, fim de dia dá um desconto!" Não tem desconto! Você tem que estar bem no primeiro e no último cliente. Para isso, sempre tenha trocas de roupas e produtos para higienização básica como: escova de dentes, cabelo, desodorante, etc. Simples, mas faz a diferença.
- Quando alguém conversa com você e pede seu contato, o que você faz? Passa facebook? Msn ? Falecido Orkut? Twitter? Cartão de visitas?
Hoje temos que pensar que, quase todas pessoas tem acesso a internet e às redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut), mas você nunca pode deixar de ter o essencial, cartão de visita. Além de sempre ter com você, deve sempre deixar nas academias e condomínios que costuma visitar. E, sempre que pedirem contato, nunca mais fale de boca, apresente o cartão de visitas (é o antigo que funciona ainda muito bem)
Agora aproveitando que falei de cartão de visitas, você sabe o que é identidade visual?
Antes mesmo de fazer um cartão de visita de qualquer forma, crie sua identidade visual. Contrate um arte-finalista, discuta idéias, aplique seus conceitos e crie a sua marca, é ela que vão associar a você sempre: cartões, internet, camiseta... faça uma única vez e faça bem feito.
Após criar sua identidade visual, você começa a ter idéias, adesivos no seu carro e no carro dos alunos e etc, porém devemos saber qual método é mais rápido e barato para atingir o público-alvo. Comece com simples cartões, camisetas, bonés, toalhas, tudo com sua logomarca e dê algumas, faça fotos com seus clientes usando esses produtos e divulgue isso. Deixe as outras pessoas com vontade de ter uma também, elas adoram presentes, alimente isso dentro delas.
Quando você, Personal Trainer, pensa como os consumidores, você tem outra visão de tudo. Eles gostam de ser paparicados, gostam de coisas, de tudo fácil e grátis, o famoso "de graça até injeção na testa".
Pois bem, use muito as redes sociais, dê algumas dicas diárias, tire dúvidas mas, nunca revele o que sabe. Se para saber a doença você paga uma consulta ao médico, porque com personal é diferente?
O Marketing Pessoal não é somente uma ferramenta que pode ser usada para alcançar o tão almejado sucesso profissional, mas pode se transformar em uma filosofia de vida que tende, quando bem utilizada, a trazer grandes e significativos benefícios para quem dela se utiliza. O Marketing Pessoal não se constrói do dia para a noite, é um processo que demanda esforço, dedicação, paciência e, principalmente, aprendizado constante.
Você pode ser mestre em Marketing e PhD em Personal Training mas, se não amar o que faz, nada disso vai valer a pena.
Um grande abraço a todos.
Creditos para Gabriel Baú, Personal Trainer.