.

.

RC Personal

O melhor em um acompanhamento personalizado e altamente qualificado na busca dos seus objetivos.

Ciência e Tecnologia

Artigos científicos atualizados e novas tecnologias para melhorar sua performance.

Treinamento Funcional

O que há de mais avançado para treinamentos específicos.

Emagrecimento

Dicas e estratégias para melhor performance no gasto calórico.

Recuperação de Lesões Esportivas

Fortalecimento muscular e maneiras de proteger as articulações e prevenir lesões.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Kettlebell Training


Você já deve ter visto alguém passando algum exercício com esse material maluco, né?


Pois o Kettebell é um excelente instrumento para treinamento físico funcional, pois produz trabalho de força em grande amplitude de movimento.
Essa amplitude de movimento avantajada provoca o "stretch reflex", o que aumenta a capacidade do corpo humano de produzir forca, movimentação e agilidade.


Expõe fraquezas individuais e promove correções de assimetria corporal. Como a maioria dos gestos executados no kettlebell é feita unilateralmente, assimetrias e compensações são muito mais fáceis de serem detectadas.


Auxilia no desenvolvimento de estruturas articulares fortes e flexíveis. O Treinamento com Kettlebell exige muito que as articulações se estabilizem dinamicamente, o que reduz o potencial de lesão e permite maior eficiência na produção de forca muscular.

  • Oferece uma infinita variedade de exercícios com uma única peça.
  • Intensifica a produção de potência muscular.
  • Ensina o corpo a maneira de absorver força e redirecioná-la.





E o melhor, pode ser levado até você num trabalho personalizado em sua casa!

Experimente algo novo
Coach Cazula

quinta-feira, 9 de julho de 2015

A arte de treinar 50% e querer resultados 100%

QUAL SUA FOME PELO SUCESSO?




A maioria das pessoas cobra de si mesmo resultados que não condizem com seus esforços. E se tem algum Personal junto nesse processo, a descarga vai toda em cima desse Profissional. 

Muitas vezes a percepção de esforço do aluno pára no primeiro sentimento de desconforto. E é aí que ele começa a pensar que somente isso basta.



"Você já deve ter ouvido a frase “no pain, no gain” (sem dor, sem ganho). Não precisa ser necessariamente dor, mas sim “desconforto”. A questão que fica é: porque alguém teria a petulância de desistir de um objetivo que almeja tanto, só por causa de um pouco de desconforto ? Desconforto é temporário. Ele vai sempre estar lá, mas você vai aguentar e toda a dor ficará no passado. Então porque não tratar todo treino, exercício e repetição como fosse a último ? Você precisa pensar que todo treino é uma oportunidade para crescer mais e melhorar o corpo, porque independente da dor que você sinta, ela vai passar e ficar no passado."                                                             Por: Sean Nalewanyj


AFUNDO PARA SEUS GLÚTEOS



Além de ser um exercício multiarticular, o afundo ainda é muito interessante do ponto de vista biomecânico, pois ele proporciona uma excelente alavanca de força.

No que se refere a ativação muscular do glúteo máximo, em um estudo de Bryanton (2012) citado por Gentil, foram avaliadas as atividades eletromiográficas do músculo em diferentes exercícios.
Entre eles o agachamento (90º), o stiff, o afundo e a extensão de quadril em 3 apoios.
Adivinha qual deles teve a maior atividade sobre o glúteo máximo?

Isso mesmo, o afundo, seguido pelo stiff, depois o agachamento em 90º e por último o clássico extensão de quadril em 3 apoios.

Muito interessante colocar em sua rotina de treinos... converse com seu Professor e veja possibilidade de inserir em sua planilha.

Bom Dia e ótimos treinos.



RENATO CAZULA - PERSONAL TRAINER - 9948-5010

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Fortalecendo o CORE pra aguentar um treino pesado!


Existem alguns exercícios que utilizam mais músculos do que você imagina, e é exatamente aí que está o risco.


Você sabia que (por análise eletromiográfica) um agachamento recruta mais músculo abdominal do que o próprio exercício de abdômen. Esses exercícios mais complexos nos obrigam a ter que contrair diversas outras musculaturas para nos proteger de lesões e nos mantermos firmes na execução perfeita.


No entanto, analisando as estatísticas, mais de 98% das pessoas tiveram, têm ou terão dores lombares provenientes ou não de exercícios mal executados e do dia a dia.



Mas o que o CORE tem a ver com tudo isso que falei?



O CORE nada mais é do que nosso centro de estabilização, quando desequilibramos na calçada, por exemplo, logo nosso CORE age contraindo alguma musculatura para que não caiamos.



Vamos analisar... se você tiver todo o seu cinturão abdominal , chamado de CORE (Reto Abdominal, oblíquo interno e externo, transverso abdominal, eretores de espinha,multífidos e mais alguns auxiliares) forte, seu risco de lesão cai bruscamente, e você terá muito mais segurança e rendimento ao realizar qualquer exercício mais pesado, ou até mesmo aguentar em pé por 45 minutos numa fila do banco.


"Treinar forte sem fortalecer o core é como querer dar um tiro de canhão de dentro de uma canoa"


É muito fácil começar a fortalecer seu CORE, vou propor um desafio, todos os dias você vai fazer a prancha ventral (foto acima) e começará da seguinte maneira.

Dia 1 : 20"
Dia 2 : 30"
Dia 3 : 40"
Dia 4 : 50"

E assim vai até que você consiga chegar a 2 minutos de prancha. Esse no meu ver é um bom parâmetro para dizer que seu core está começando a dar resultados.


Bons treinos e boas pranchas!

Até mais.


RENATO CAZULA - PERSONAL TRAINER - 99485010










quinta-feira, 2 de julho de 2015

Corda Naval - Algo que fará você suar!

Treinamento com corda naval é um exercício funcional

Há alguns anos, não havia muitas opções de exercícios físicos à disposição de quem quisesse manter ou aperfeiçoar o condicionamento físico. O recente culto à boa forma - também conhecido pejorativamente como “ditadura da beleza” - está entre os motivos para a mudança de realidade: lutas diversas, jump, spinning, pilates e hidroginástica são algumas entre tantas modalidades relativamente novas que têm alcançado popularidade nas academias.
treinamento-com-corda-naval
Treinamento com corda naval ganha cada vez mais adeptos. Foto: iStock, Getty Images

É nesse ambiente de disputa e competitividade entre modalidades de treinamentos e academias de ginástica e musculação que o treino funcional ganhou espaço, principalmente pela promessa de trabalhar todos os grupos musculares de forma integrada, por meio de treinos dinâmicos.
Ao contrário do que acontece na musculação - cuja popularidade segue imbatível -, em que movimentos mecânicos são explorados por meio do uso de aparelhos específicos, o treinamento funcional pretende incorporar o movimento natural do corpo humano. Por esse motivo, tem crescido o número de pessoas que decidem de abandonar a musculação ao não conseguirem se adaptar à rotina de treinos monótonos e repetitivos, dando preferência aos exercício funcionais.
O treinamento com corda naval é um exemplo de exercício funcional, entre tantos existentes. No entanto, além de ser utilizada nesse tipo de circuito, a corda naval também favorece a preparação de atletas de artes marciais, tênis e motocross, pois, além de trabalhar boa parte dos grupos musculares superiores, também ajuda a melhorar a pegada e o equilíbrio.

Benefícios do treinamento com corda naval podem variar

Basicamente, o exercício funciona assim: as duas extremidades da corda - que tem de nove a quinze metros de comprimento e espessura de três a cinco centímetros - são seguradas pelo aluno, enquanto um poste ou uma pilastra funciona como apoio para a atividade.
As opções de movimento são muito variadas: podem ser diagonais, altos, baixos, verticais, horizontais e até acompanhados por agachamentos. Em geral, no entanto, os movimentos são ondulatórios, buscando fortalecer os membros superiores com o alto nível de intensidade exigido para realizar o exercício de forma constante.
Entre os benefícios do treinamento com corda naval, estão o ganho de agilidade e coordenação motora:
- Mais agilidade
- Coordenação motora aperfeiçoada
- Mais equilíbrio corporal
- Melhora da capacidade cardiorrespiratória
- Fortalecimento dos grupos musculares superiores
- Melhora da pegada, com mais firmeza e precisão
- Gasto calórico que pode chegar a 600 calorias por aula.
Mas é preciso cuidado: se usada da maneira incorreta, a corda naval pode prejudicar a saúde, ao exigir muito dos músculos lombares. Esteja atento à postura e procure sempre o acompanhamento de um profissional especializado para potencializar os benefícios ao seu condicionamento físico e minimizar o risco de lesões.

Bom Treino - RENATO CAZULA - 99485010


ttp://vivomaissaudavel.com.br/atividade-fisica/exercicios-e-treinos/conheca-os-beneficios-de-um-treinamento-com-corda-naval/

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Personal Trainer Gourmet e o Marketing Negativo






Todo mundo sabe que uma das melhores ferramentas de um Personal Trainer é o seu poder de divulgação, ou melhor dizendo, seu Marketing Pessoal. Mas não vou falar dos efeitos positivos dessa ferramenta, mas sim o "Tiro no Pé" que alguns profissionais acabam dando mesmo sem perceber.

Cauê La Scala (um baita estudioso da área) disse em um de seus cursos de Marketing Pessoal que: 

"O Personal deve vender a fome para depois vender o prato".

O aluno tem que ter vontade de treinar com você por inúmeros motivos, pois mostrar o seu trabalho vai muito além de simplesmente entregar seu cartão de visita em algum lugar ou alguém ver você dando aulas.

Existem alguns Personais que estão perdendo o foco do que realmente é o trabalho personalizado. O foco é o ALUNO e somente isso!

Estão mais preocupados em mostrar um "Pseudo Status" para todos na academia do que simplesmente fazer uma inscrição em um curso sobre qualquer assunto da área. Claro que o Personal tem que estar antenado em todos os assuntos, mas não pode perder a essência do que realmente estudou para ser.

Ao invés de postar nas redes sociais o resultado de seus alunos, ou um novo estudo provando que treinar com personal dá mais resultado e etc, preferem postar fotos no espelho, comendo no melhor restaurante da cidade, e fazendo questão de mostrar que paga caríssimo para cortar seu cabelo "gourmet".Mas tudo bem, estou apenas fazendo o papel de advogado do diabo. rsrs


Outra situação que quero analisar é a seguinte:


"GALERA, ESTOU DANDO AULA EM TAL LUGAR, QUEM QUISER UM ATENDIMENTO PERSONALIZADO E COM RESULTADOS, ME LIGA E AGENDAMOS UMA AULA EXPERIMENTAL CASO EU TENHA HORÁRIO"

Pera aí? Se o cara não tem horário, porque precisa colocar nas redes sociais?

Se o cara é bom, não precisa fazer um marketing tão invasivo, querendo enfiar goela abaixo o seu serviço oferecendo aulas, semanas e até meses experimentais. 


Na minha opinião, mostrar que você estuda e que está por dentro de tudo que acerca nosso meio, se atualizando constantemente e se dedicando ao aluno é o maior marketing que um Personal pode usar, seu aluno vai gostar muito mais do que te ver saboreando um vinho de 600 reais, comendo "Foie Gras" e depois pagando em 10x no cartão.


Um abraço, RENATO CAZULA - PERSONAL TRAINER - 9948-5010