.

.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dieta não é Restrição, é reeducação!


Se você pensa que fazer uma dieta é sinônimo de sofrimento e restrição, está errado...  



Cuidar da alimentação é o primeiro passo que damos para uma vida mais saudável. 

Entretanto cuidar da alimentação não significa que precisamos fazer uma dieta revolucionária, nem que iremos ter que consumir alimentos especiais, muito menos que teremos que passar fome se desejamos emagrecer, ou comer muito se desejamos engordar.

Fazer dieta não é receber um simples cardápio para seguir durante um período,  ter o resultado esperado e depois voltar tudo ao normal. Fazer dieta é para toda a vida, é um investimento no presente e futuro, é um a mudança de hábito, é a garantia de nossa qualidade de vida.


O acompanhamento nutricional é a forma ideal de saber o quanto e como poderemos montar nosso cardápio, que alimentos são mais adequados ao nosso objetivo, aprender mais sobre alimentos e nutrientes, que nutrientes necessitamos, como deve ser nosso padrão alimentar dentro de dados como sexo, idade, peso, altura, tipo de atividade física, objetivo, percentual de gordura corporal, exames laboratoriais, hábitos alimentares e outros. Essa é a verdadeira função do nutricionista.





Cortar os alimentos da dieta não é o ideal por não trabalhar o hábito alimentar, por representar em muitos casos um ato precipitado e exagerado. Acrescentar alimentos em detrimento de outros, ou suplementos sem a devida avaliação da necessidade é uma atitude arriscada e na maioria das vezes sem resultados.  Não existem alimentos especiais, existem combinações condizentes com nossa necessidade e objetivo. Não existem alimentos condenáveis, mas quantidades prejudiciais, salvo exceções. Uma combinação de alimentos monta a dieta saudável. Quanto maior a variedade, mais nutrientes estaremos oferecendo, e saber escolher é o grande objetivo de uma dieta realmente eficaz.
          

Durante o acompanhamento avalia-se o objetivo atingido, verificam-se os pontos fáceis de seguir, os mais difíceis, definem-se metas, mostram-se opções, melhora-se o cardápio, e muda-se a dieta conforme a necessidade. Tudo de forma personalizada, por isso o acompanhamento nutricional é um trabalho individual e não a prescrição de um dieta igual para todos.

Trabalhar hábitos não é restringir por completo, salvo casos especiais, é mudar conforme aceitação e necessidade. Não adianta deixar de comer hoje para amanhã comer o dobro ou o triplo, o importante é tornar os bons hábitos alimentares um estilo de vida, que nos acompanhe para sempre. Isso faz com  que, com o tempo, montar o cardápio ideal seja algo tão fácil e prático como acordar e dormir.


O acompanhamento nutricional é tão importante quanto o acompanhamento personalizado de uma atividade física. 

Basta ter coragem e perceber que essa mudança só trará benefícios para o seu corpo. 


Apenas tente e perceba os resultados.



Grande abraço, 


Renato Luiz Cazula - Personal Trainer - CF TRAINER  Treinamento Circuito Funcional










0 comentários:

Postar um comentário